Ortodontia

Corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada é a especialidade odontológica chamada de Ortodontia, em que utiliza-se aparelhos durante um período de tempo para corrigir estas imperfeições. Ao ter dentes tortos ou que não se encaixam corretamente o paciente corre o risco de perder alguns dentes precocemente, devido à deterioração.

Além de prejudicar a aparência, dependendo das posições erradas em que os dentes estão podem causar um estresse adicional aos músculos de mastigação levando a dores de cabeça, síndrome da ATM (articulação temporomandibula), dores na região do pescoço, dos ombros e até das costas.

O tratamento ortodôntico consiste na utilização de aparelho, que pode ser tradicional, mini, em porcelana na cor dos dentes ou em formato de alinhadas invisíveis, conhecidos como invisalign. A Costacurta Odontologia possui também os aparelhos autoligados, que conferem rapidez e conforto ao tratamento dentário.

Usar aparelho ajuda a tornar a boca mais saudável, proporcionando uma aparência agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Agende sua consulta com nossa especialista e garanta uma longa saúde aos seus dentes!

Duração do tratamento

Tratamentos simples podem girar em torno de 6 a 8 meses utilizando aparelho dental, casos mais graves podem chegar a utilizar aparelho até 3 anos. A média de tempo de tratamento com aparelho dental em adultos é de 2 anos, podendo aumentar ou diminuir com o tipo de caso e necessidades de tratamento. Mas se você tem pressa em ter um belo sorriso existem opções de tratamentos mais rápidos e com qualidade, como o aparelho Autoligado.

Curiosidades

Estudos comprovam que o tratamento com o sistema chamado “aparelho autoligado” pode ser mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional. Essa vantagem se deve ao menor atrito entre braquetes e fio desse modelo, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida. Ao utilizar esse tipo de aparelhos as consultas de manutenção se tornam menos frequentes devido a resistência do produto, diferente da troca de borrachinhas que acabam perdendo propriedade elástica e força com o tempo.

Imagens do Tratamento

Perguntas Frequentes

  • Como saber se preciso de um ortodontista?

    Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
  • Quais são os principais casos atendidos?

    Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

    • Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes” — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
    • Mordida cruzada anterior — uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
    • Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
    • Mordida aberta — espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
    • Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
    • Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
    • Apinhamento — ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

  • Será que posso usar o aparelho estético de Porcelana?

    Sim. O aparelho estético é uma ótima escolha para adultos e jovens que procuram um tratamento ortodôntico mas não querem o velho “sorriso metálico”. Neste tipo de aparelho os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.

    Os brackets estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos.

    Além de estética, você tem todas as funções do aparelho para um tratamento eficaz.

Últimas do Face
Acompanhe e faça parte da nossa rede no Facebook. Todos unidos pela saúde e bem estar. Você é parte fundamental do nosso trabalho e da nossa timeline.
Ver mais